sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Circuitos Integrados??

Muito se falou [e ainda irá se falar] dos Circuitos Integrados, mas não abordou-se muito bem o que é um na realidade. Circuito integrado propriamente dito chama-se pastilha (chip, em inglês) e é muito pequeno. Surgiu durante a década de 60, quando os fabricantes de transístores perceberam que era possível combinar vários transístores no mesmo Waffer (Placa) de silício, formando circuitos completos; ao invés de separar todos os transístores e usá-los um a um.


A invenção deste componente resultou do desenvolvimento e miniaturização do transístor, já que a sua constituição não passa de uma sábia associação de transístores e partes de transístores.Os circuitos integrados são circuitos eletrônicos funcionais, constituídos por um conjunto de transístores, díodos, resistências e condensadores, fabricados num mesmo processo, sobre uma substância comum semicondutora de silício.


A maior parte do tamanho externo do circuito integrado deve-se à caixa e às ligações da pastilha aos pinos externos. Na figura abaixo vê-se o interior de um circuito integrado com as referidas ligações externas.









Os circuitos integrados  podem ser classificados quanto: ao processo de fabricação; ao tipo de transístores utilizados;  à sua aplicação; e sua gama de integração. 
Fontes: electronica-pt.com
            elektron.no.sapo.pt
            hardware.com.br
            infopedia.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário