O Blog

O Blog

       O geracãoci é um blog que foi criado a partir da proposta de uma atividade em grupo (e opcional) sugerida aos acadêmicos do IEG (Instituto de Engenharia e Geociências) da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará). A idéia da construção de Blogs é dos professores da disciplina ICC (Introdução à Ciência da Computação) e a Temática é a do Museu Virtual do Computador, onde as informações postadas devem está relacionadas às gerações dos computadores. O tema deste blog é a "3ª Geração de Computadores", e como um dos marcos desta geração foi o Circuito Integrado(CI) daí o nome (url) geracaoci.


Objetivo

Proporcionar um lugar de pura informação a respeito da terceira geração de computadores, onde os circuitos integrados foram a grande revolução em relação à segunda geração (transistores).

       Descrição da atividade: < disponível no Blog do Professor Cássio>
 Cada equipe deverá selecionar um tema e criar um Blog sobre ele. Dentro da temática do Museu do Computador, as equipes devem especificar características e atributos para uma das Gerações dos Computadores, destacando e organizando suas postagens dentro dos seguintes temas:

  • Personalidades - Pessoas consideradas ícones deste contexto histórico;
  • Principal Tecnologia - Elemento de tecnologia que determinou o tempo de vida da geração;
  • Hardware - Características, processo de desenvolvimento e curiosidades sobre os equipamentos usados;
  • Software - Características, processo de desenvolvimento, curiosidades e programadores;
  • Usuário - Perfil do usuário dentro do contexto histórico;
  • Interação - Modos de interação homem-computador, sistemas operacionais e outros.
Diretrizes: Para a postagem no Blog o aluno deverá obedecer as seguintes diretrizes básicas:

  • Basta um resumo, não havendo necessidade do detalhamento sobre o assunto. Links deverão ser adicionado a postagem, indicando maiores informações e detalhamentos;
  • Toda postagem deverá ter como marcadores o nome do orientando e as palavras chaves sobre o assunto abordado;
  • As postagens devem usar de hyperlinks para maiores informações, assim como figuras, vídeos e diagramas, deixando assim as postagens mais fáceis de serem lidas e compreendidas. Podem usar como referência a postagem informativa de Como Criar um Blog.