segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um Pouco mais sobre os Circuitos Integrados...


Dual In-Line Package - um dos encapsulamentos mais usados desde a década de 70.

A terceira geração dos computadores, chamada de geração dos CI's, começa com a substituição dos transistores pela tecnologia de circuitos integrados SLT (Solid Logic Technolo-gy) – transistores e outros componentes eletrônicos miniaturizados e montados num único chip -, que já calculavam em nanossegundos (bilionésimos). Essa inovação tecnológia entrou no mercado em 1959, pela Fairchild Semicondutor e pela Texas Instruments, localizadas no emergente Vale do Silício na região de Palo Alto e Stanford na Califórnia, mas só a partir de 1965 começou a substituir o transistor em computadores comercializados.


De 1970 em diante, as evoluções tecnológicas concentram-se principalmente na procura de processos mais precisos de miniaturização dos componentes internos dos computadores. Cada avanço alcançado em termos de tecnologia relaciona-se com a escala de integração – quantos circuitos se podem colocar num único chip.

As técnicas de integração evoluíram de SSI (integração em pequena escala) para MSI (integração em média escala), LSI (integração em grande escala) e VLSI (integração em muito grande escala). Esta classificação é baseada na quantidade de componentes que o integrado contém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário